LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho)

 

Definição: Laudo Técnico que objetiva avaliar as atividades e os locais de trabalho do trabalhador no exercício de suas funções, determinando se o mesmo esteve exposto a agentes nocivos, com potencialidade de causar danos à saúde ou a integridade física, para fins de obtenção de aposentadoria especial, em conformidade com os parâmetros estabelecidos nas legislações previdenciárias vigentes.

 

Escopo Técnico:

 

1. DADOS DA EMPRESA

 

2. RESPONSABILIDADES

 

3. APRESENTAÇÃO

 

4. ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO

 

5. ANTECIPAÇÃO

 

6. RECONHECIMENTO, AVALIAÇÃO (QUALITATIVA E OU QUANTITATIVA), CONTROLE (COLETIVO, ADMINISTRATIVO E OU INDIVIDUAL) E CONCLUSÃO TÉCNICA DOS RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EXISTENTES NOS LOCAIS DE TRABALHO E OU NAS ATIVIDADES

 

7. REGISTRO, MANUTENÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS

 

8. PERIODICIDADE E FORMA DE AVALIAÇÃO

 

9. ESTABELECIMENTO DE METAS, PRIORIDADES E CRONOGRAMA

 

10. ANEXOS