Palestra “Como elaborar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) – Case: Indústria Automotiva”

Foto da Palestra "Como elaborar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) - Case: Indústria Automotiva". Este evento ocorreu no Campus da Univille em Joinville/SC na Disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, através do convite do Professor Mestre e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Emerson Corazza. A apresentação foi proporcionada de forma gratuita no dia 13/06/2019 e teve a duração de 1 hora (das 21 às 22 horas). Na imagem acima a Turma de Engenharia Civil (à esquerda) e o Palestrante Engenheiro de Segurança do Trabalho e Perito Judicial Trabalhista Miguel Julio de Freitas (à direita).

Palestra “Como elaborar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) – Case: Indústria Automotiva”

Foto de uma das Turmas de Engenharia Civil da Univille em Joinville/SC que prestigiaram a Palestra no dia 13/06/2019. Foi criado um “case” de como elaborar um PPRA que pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa. Seja qual for o ramo de atividade. Mostrando todas as etapas e informações obrigatórias que devem estar presentes neste relevante documento. Também foi demonstrado a importância da inserção dos agentes ergonômicos e de acidentes do trabalho, que ainda sofrem alguma resistência em serem abordados, em função da norma técnica pertinente ainda não os exigir, além dos agentes físicos, químicos e biológicos obrigatórios conforme a legislação trabalhista vigente.

Como elaborar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Definição: O  PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) tem por objetivo atender a Norma Regulamentadora de N° 9 (NR 9), texto aprovado pela Portaria MT nº 3.214/1978, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O preenchimento incompleto deste importante documento, quando não abordado criteriosamente condições de trabalho relacionadas aos riscos ergonômicos e de acidentes de trabalho, acarreta em um número cada vez maior de ações trabalhistas na Justiça do Trabalho em todo o País.

Público Alvo: Profissionais ocupantes de quaisquer cargos nas organizações. A proposta é a criação de um "case" de acordo com a atividade principal ou outra atividade na qual a empresa tenha interesse. Exige-se um público de pelo menos 10 profissionais presentes para assistir à apresentação. Outros temas poderão ser sugeridos.

Custo: GRATUITO.

Duração Aproximada: 60 minutos.

 

Conteúdo:

 

1. Dados da Empresa

 

2. Responsabilidades

 

3. Apresentação

 

4. Estratégia e Metodologia de Ação

 

5. Antecipação

 

6. Reconhecimento, Avaliação e Controle

 

7. Registro, Manutenção e Divulgação dos Dados

 

8. Periodicidade e Forma de Avaliação

 

9. Estabelecimento de Metas, Prioridades e Cronograma

 

10. Anexos